top of page
Buscar
  • Foto do escritorCirculô

SEVA DE RESGUARDO: Uma rede de apoio ativa na chegada do bebê

O que é a seva de resguardo?


A seva consiste em fornecer alimento para uma família durante os 40 dias seguintes a chegada do recém-nascido. É uma forma de participar e estar presente cuidando dos pais para que possam se concentrar em cuidar do bebê. Sempre me intriga quando vejo boas práticas de uma outra cultura com as quais custei a ter contato. A seva para mim é uma delas. Conheci como uma prática relacionada a Kundalini Yoga e, segundo a Abaky - Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga - seva significa “Serviço altruísta ou trabalho exercido sem expectativas de recompensas. É a arte de dar sem qualquer necessidade de receber em troca”. Entendi como se colocar a serviço do outro com compaixão e empatia e acho que é realmente uma das formas mais bonitas de dizer para este novo núcleo familiar que estamos aqui, junto deles, para o que precisarem. Uma boa comunicação com amigos próximos e familiares vai possibilitar muitas vezes que cada pessoa fique responsável somente por uma ou duas refeições neste período.



Dicas para a organização de uma seva:

  1. Confirmar com os pais melhor data de início e formato (somente almoço ou pode ser lanche, café da manhã?), horário de entrega e detalhes de recebimento (é prédio, deixa com o porteiro, interfona, liga?)

  2. Comunicar claramente restrições alimentares, solicitar uso de embalagens que não precisam ser retornadas e checagem de condições de higienização caso essa refeição seja encomendada.

  3. Usar uma planilha compartilhada com calendário onde cada dia será atribuído a uma pessoa que deve deixar email e telefone para contato caso haja algum imprevisto.

  4. Ter uma ou duas pessoas que ficam em contato com a família para cuidar de cancelamentos e alterações.

Então é só preparar a comida com carinho, de preferência com itens frescos, e enviar com um recadinho. Gostou dessa ideia? Ajude a organizar para os amigos grávidos. Além de ser um carinho pra eles, reforça o nosso senso de comunidade e nossa esperança no coletivo. Já participou de uma seva? Conta pra gente como foi. E, se tiver outras dicas, comenta aqui para trocarmos informações.

Um abraço,

Luanda

1.008 visualizações
bottom of page