História e mitos da amamentação.
- Circulô

- 17 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Quando nasce um bebê, é necessário que adultos provejam suas necessidades básicas ainda por bastante tempo após o nascimento. Eles devem exercer funções que o útero desempenhava: proteção, nutrição e calor. A amamentação é essencial para a transição do bebê de dentro para fora da barriga, e por causa de suas propriedades imunológicas, nutricionais e biopsicossociais, o leite materno é a melhor fonte de nutrientes para o recém-nascido até os primeiros anos de vida.
A história do aleitamento materno
Esse ato, que proporciona um maior vínculo com a mãe é uma prática milenar e cheia de mitos. A mitologia Grega conta a história de Rômulo e Remo que foram amamentados por uma loba, e Zeus, por uma cabra. Já os egípcios, babilônios e hebreus, tinham como tradição amamentarem seus filhos por três anos, enquanto as escravas eram alugadas por Gregos e Romanos ricos, como amas-de-leite (BITAR, 1995). Estudos apontam que, no século XVIII, a prática de amamentar não era mais vista pelas pessoas da sociedade européia com admiração, sendo utilizado as amas-de-leite mercenárias como um hábito rotineiro. Em função do desmame precoce, a mortalidade infantil aumentou muito, chegando a alcançar a cifra de 99,6% das crianças em Dublin, as quais não tinham a opção da ama-de-leite. Em Paris e em Londres este índice chegou a 80% e 56%, respectivamente, mesmo as crianças sendo amamentadas pelas amas-de-leite.
Durante esse declínio do aleitamento materno, o descobrimento das Américas mostrou novas culturas chocantes para os europeus, um hábito que chamou a atenção foi a amamentação das crianças nativas por um período aproximado de 3 a 4 anos (SILVA, 1989).
Mas esse choque cultural não mudou a situação, até o fim do século XIX a amamentação ao peito era uma opção de vida ou morte, sendo o processo de amamentar, bastante complicado (VINAGRE; DINIZ, 2001).
De lá pra cá
E mesmo no século XX, o índice de aleitamento materno no Brasil era muito baixo, devido à falta de incentivo ao aleitamento materno pelos pediatras, da propaganda não ética de substitutos industrializados do leite materno, alegando serem mais completos e saudáveis para os bebês e também da distribuição gratuita de leite em pó pelo governo (REA, 2004).
Em virtude disso, em 1981, foi aprovado o Código Internacional de Substitutos do Leite Materno, assinado por 118 países. Hoje, todos os estudos demonstram que o leite materno é o MELHOR ALIMENTO DO MUNDO. Mesmo assim, os mitos sobre a amamentação ainda se perpetuam:
O leite humano é fraco;
O bebê faz o peito de chupeta;
Dormir mamando é associação negativa do sono;
O colostro não é importante;
As fórmulas artificiais infantis são iguais ao leite humano;
Após 6 meses o leite vira água e não tem nenhum benefício amamentar;
O bebê ficará mais independente se só mamar no peito;
Volta ao trabalho é sinônimo de desmame;
Amamentar faz o peito cair;
Precisa comer "x" alimentos e beber determinada quantidade de água para produzir leite suficiente;
Mulheres com redução de mamas e/ou silicone não podem amamentar;
Bicos artificiais tais como chupeta, mamadeira e intermediário de silicone não atrapalham a amamentação;
Chupeta é melhor que dedo;
Amamentar à noite causa cárie.
Um documento fundamental para o incentivo da amamentação e para que os hospitais recebam o título de Hospital Amigo da Criança, é o guia Os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (CARVALHO; TAMEZ, 2003), confira:
Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.
Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
Encorajar a amamentação sob livre demanda.
Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
Considerações finais
Ao longo de décadas houve uma extrema valorização do aleitamento materno, o que aumentou o número de pessoas mais conscientes dos benefícios que ele pode proporcionar para o bebê e para a mãe. A amamentação não deve ser visto como responsabilidade exclusiva da mulher, percebe-se que os profissionais da saúde são essenciais para o suporte nas questões biológicas e técnicas.
A história tem nos mostrado que desconstruir mitos em torno de questões que envolvem o corpo da mulher é complexo e demorado, porque são valores que fizeram parte da vida de outrora. O resgate histórico é essencial para compreendermos essa prática tão especial.
A Autora
Adriana Cássia Ferreira
Farmacêutica, mãe do Arthur e de um anjinho e consultora em amamentação.
Após a chegada do meu bebê, pude viver na pele as dificuldades em amamentar e vi como os mitos impactam negativamente para a mãe que quer amamentar. Com a maternidade, senti o desejo de ajudar outros humanos a amamentarem o seus bebês, por isso criei a "Ouro Líquido consultoria em amamentação".
Quero que mais pessoas alcancem suas metas de amamentação com leveza e prazer. Vamos juntas?





rophim hôm trước thấy mọi người share nhiều quá nên mình ghé thử cho biết. Vào cái là trang hiện nội dung khá nhanh, không bị mấy lớp hiệu ứng che màn hình hay bắt chờ lâu nên cảm giác “nhẹ” hẳn. Mình chủ yếu lướt xem giao diện thôi chứ chưa kịp chọn phim kỹ, nhưng thấy cách họ bày phim theo từng khối nhìn gọn, kéo xuống một phát là thấy thêm nhiều mục. Thử mở trên điện thoại cũng ổn, bấm qua lại không bị loạn hay khó tìm nút. Có cái mình thích là phần phim HD vietsub nhìn rõ ràng, không phải mò trong đống chữ nhỏ. Nói chung nhìn qua đã thấy bố cục…
tải hit club hôm trước mình cũng chỉ ghé thử vì thấy mọi người bàn tán, kiểu vào xem giao diện ra sao thôi chứ không có ý “cày” gì. Lướt một vòng thấy trang làm khá dễ chịu, chữ không dày đặc nên đọc nhanh không bị ngợp. Mấy phần nội dung chia theo khối rõ ràng, nhìn cái là biết đang nói về gì, kéo xuống cũng mượt. Có đoạn giới thiệu họ nhắc cộng đồng hơn 10 triệu hội viên, mình đọc lướt cho biết vậy thôi. Điểm mình thích là menu để khá lộ, bấm qua lại không phải tìm, với các box thông tin trình bày gọn nên tổng thể nhìn sạch và dễ theo…
Lương sơn TV mình thấy nhiều người nhắc nên cũng ghé thử cho biết thôi, kiểu vào xem giao diện có dễ dùng không chứ không ngồi đọc kỹ hay làm gì nhiều. Vừa mở lên là thấy trang sắp xếp khá thoáng, các khối nội dung tách bạch nên nhìn không bị rối mắt. Mình lướt xuống vài đoạn vẫn giữ được cảm giác gọn gàng, chữ với khoảng trắng cân đối nên đỡ mệt. Cái mình thích là phần điều hướng đặt khá dễ thấy, bấm qua lại không bị lạc, tìm đúng chỗ cần xem nhanh hơn mình tưởng. Nói chung chỉ cần vài phút là quen tay vì menu nằm nổi bật và các khung nội…
keonhacai mình thấy bạn bè nhắc hoài nên tiện tay vào thử xem sao. Ấn tượng đầu là trang nhìn khá thoáng, bố cục chia mảng rõ nên kéo xuống không bị lạc, kiểu nhìn một cái là biết đang ở phần nào. Mình không đọc kỹ nội dung lắm, chủ yếu xem cách họ trình bày cho dễ theo dõi thôi. Có cái mình thấy ổn là thanh menu đặt ngay chỗ dễ thấy, bấm qua lại nhanh gọn chứ không phải mò vòng vòng. Mấy khung thông tin cũng canh hàng lối ổn, chữ với khoảng cách vừa đủ nên mắt đỡ mệt. Nói chung lướt vài phút là nắm được nhịp trang, vì các khối nội dung…
Texto um incrível