top of page
Buscar

Desenvolvimento infantil: o quê acontece com o bebê do 0 aos 3 meses

Durante os três primeiros meses de vida, o desenvolvimento infantil é basicamente automático. Quase tudo que o bebê faz é uma resposta reflexa, nada é muito intencional . “Sugar” o peito?- reflexo, agarrar qualquer coisa que pare na sua mão?- reflexo! Dobrar perninhas e bracinhos sem parar? -reflexo! Para incentivá-lo nessa fase, crie um ambiente estimulante, onde o bebê possa sentir, ver e escutar coisas variadas. A cada novo estímulo, uma nova conexão é criada!


O bebê é um sujeitinho perfeitamente equipado pra entender este mundo, mas que vai precisar de ajuda, tempo, condições pra decodificar a língua, as direções, os movimentos e os cheiros.


Os primeiros 3 meses é um tal de descobrir o que tá pegando… estas mãos?? Fazem o que? Se eu mexo esse pé ele encosta nessa coisa macia… Esse rosto?? Conheço bem!!! Perto dele tem um barulho que escuto há meses de dentro da barriga! Essa moça da cara que eu conheço aparece toda hora que eu sinto fome. Ela traz a comida mais gostosa do mundo. Aliás, ela é a comida. É, oficialmente ela é comida!!! Eu sei como conseguir minha propria comida, é só chorar, fácil. Depois quando a comida chega não tem mistério, eu agarro essa parada aí e a comida vem pra dentro.


Como ajudar? Como se equipar pra ser o facilitador?


Passo 1: Observe o bebê, aprenda com ele - não há dois bebês iguais, qual é a especialidade deste aí que está a sua frente? O que ele gosta? Que sons o interessam? Qual é o horário que dorme melhor? O que acalma?


Passo 2: Se conheça, não há dois de você (e você não é o mesmo nem de um bebê pro outro), qual é a sua especialidade? Quem é sua vila? Com quem você pode contar? O que você gosta e pode usar pra facilitar a vida do outro serzinho menor? O que você não gosta? Amor e Desenvolvimento Infantil


Os bebês aprendem nas relações: qualquer área do desenvolvimento é mediada pelo amor. O Sistema límbico, que controla as emoções, é quem coordena essa etapa do desenvolvimento infantil. Ou seja: onde há amor, há desenvolvimento: conversas, carinhos, toques, presença. Explique o que você está fazendo, dê nome às coisas: “olha essa mão!!”, reaja ao que ele faz e converse com ele.


Desenvolvimento Cognitivo


O sistema cognitivo, aquela capacidade única do ser humano de pensar e mudar seu meio e a si mesmo através do pensamento está dando seus primeiros pulos. Aquela habilidade de abstrair, de formar opiniões que viram palavras, de seguir sequência, de resolver problemas, ainda não existe e está bem longe de ser formado, mas sua base vem daqui.


Acompanhe nosso blog para saber mais sobre as demais etapas do desenvolvimento infantil.


Fonte: Keiko Shikako-Thomas, PhD @keiko.shikakothomas Desenvolvimento Infantil e ciência 👩🏾‍🦽| #TerapeutaOcupacional USP 🇨🇦| Canada Research Chair, Prof🧠 McGill University

91 visualizações
bottom of page