top of page
Buscar

Benefício do Uso de um Wrap Sling (ou carregador de bebê)

Ahhhh... carregar um bebê... lembro-me exatamente do dia em que me dei conta que carregava minha bebê... no ventre! Sim, ali foi o primeiro colo dado a minha pequena, ainda um brotinho e que mudou tanto a minha vida!


E foi incrível como naquele momento cada passo que eu dava estava todo medido de atenção e cuidado pra que nada de ruim me acontecesse. E nada também a ela. E assim, nesse inicio da gestação, a cada simples “atravessar de uma rua”, por exemplo, já se tornara um evento diferente, que todos os meus sentidos se aguçavam para termos mais segurança.


É muito interessante pensar a gestação já como um colo constante que carrega esse bebê. E aí fica mais claro, porque quando ele nasce todos os espaços parecem ter espinhos (rsrs) e o tão conhecido colinho da mamãe seja o lugar mais desejado, seguro e acalentador para o bebê recém-nascido (e ainda por um longo bom tempo).

Mas agora, com o bebê nascido, os braços não aguentam, ficamos tortas, o ventre era mais bem preparado, né? Todo redondo e fechadinho... Mas ... e o sling? Você já ouviu falar nesse tecido de carregar bebê? Ah sim, tem estado na moda, né? Mas já vou te contando que ele não tem nada de novo, nem foi inventado por nós nessa “modernidade” de apego seguro. O sling é uma forma de dar colo e segurança aos bebês que muitas culturas ancestrais já utilizam há muitos anos.


E hoje nós relembramos, nos apropriamos e honramos essa prática, usufruindo dos maiores benefícios que podemos proporcionar a um bebê estar no colo, aquecido, seguro, alimentado, confortável e com seu pleno desenvolvimento assegurado.


Vamos listar os benefícios que você logo experimenta ao colocar seu bebê em um wrap sling!


- Sensação prazerosa e gostosa de aconchego;

- Sensação de que pode retomar sua vida, pós parto (“Sling é vida!” Como muitas falamos!);

- Apoio no carregar, deixando o peso do bebê distribuído, diminuído dores corporais;

- Apoio numa melhor organização corporal pós parto;

- Mãos livres para realizar tarefas em casa, na rua, andar com segurança, trabalhar, dançar (eba!);

- Poder acalmar o bebê quando ele não aceita ficar separado de uma adulto e consequentemente você fica mais calma, e pode respirar!

- Apoio ao amamentar.

E claro que aos bebês também o sling proporciona muitos benefícios:

- Ele fica num ambiente seguro que o relembra do útero materno. Com o calor, cheiros e batidas do coração já reconhecidos;

- Melhora nas cólicas e liberação de gases;

- Melhora o sono;

- Sente-se calmo, acolhido, pode dormir ali e não se sente sozinho;

- Participa de uma maior interação social;

- Conhece o ritmo de um corpo humano.


Gostou? Vale muito usar um sling com seu bebê, não é? E nos diga o que percebe como benefícios aí na sua experiência?


Ainda não usa? Nunca é tarde! Com tantas coisas boas, impossível não usar o sling!


E é muito importante, assim como meus primeiros passos quando grávida eram dados com todo cuidado, também o uso do sling precisa ser orientado com muita segurança, nada de regras rígidas, mas que tornam esse momento ainda mais prazeroso. Mas esse é um assunto para um próximo texto para vocês!


Com Amor de um colo quentinho,

Ludmila Yarasu-Kai

Professora Licenciada da Dança Materna em BH

Formada em Psicologia na UFMG - Doula

Master Coach- Mediadora de Conflitos - Consteladora Familiar - Numeróloga

Focalizadora de Danças Circulares

Diretora do Alumiar- Cuidado Materno Infantil




185 visualizações
bottom of page